segunda-feira, 15 de novembro de 2021

Competências Socioemocionais como fator de proteção à saúde mental e ao bullying

 


    Para entender o conceito de competências socioemocionais envolve entender, compreender e refletir sobre as emoções, essas competências estão na nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a proposta da educação para o século 21 (da Unesco) e o ensino integral. Até 2020, todas as escolas do Brasil deverão contemplar as competências socioemocionais que estão presentes nas 10 competências gerais previstas pela BNCC.

     O aluno precisa ter: a) autoconsciência: dos seus pontos positivos e negativos; b) autogestão: saber lidar com as diferentes situações; c) consciência social: empatia; d) habilidade de relacionamento: saber solucionar conflitos de forma respeitosa, não utilizar do “bullying” para se relacionar; e) tomada de decisão responsável: ter cuidados com a segurança e respeitar as normas da sociedade. Ao investir nas competências socioemocionais o retorno não é apenas no desenvolvimento escolar, mas também da manutenção de uma sociedade pró-social.

    Atualmente, dentro das escolas está presente atitudes envolvendo o “bullying” que são ações violentas e intencionais contra determinada pessoa ou grupo. O MEC desenvolveu ações anti-bulying nas escolas devido a sua grande ocorrência. É importante conscientizar os alunos que determinadas ações não são justas com os colegas e que podem ter reflexos durante o resto da vida da pessoa que sofreu “bullying”.

     Segundo Marcos Meire e Sandra Garcia (2007) há doze estratégias para mediar os conflitos dentro de sala de aula:

1)    Intencionalidade e reciprocidade: a atividade precisa ter um objetivo claro para que os alunos queiram participar;

2)    Significado: o educador tem que apresentar o que significa tais atitudes para que os alunos façam uma reflexão;

3)    Transcendência: o educador tem que mostrar que o que é dito não pode ser diferente do que é feito;

4)    Competência: o aluno tem que se sentir: capaz e protagonista do seu conhecimento;

5)    Regulação e controle do comportamento: saber lidar com as adversidades;

6)    Compartilhar: debater, refletir, roda de conversa para entender as diferentes visões sobre um determinado tema;

7)    Individualização e diferenciação psicológica: entender que cada aluno possui a sua singularidade e por isso abordar várias metodologias de trabalho;

8)    Planejamento e busca por objetivos: planejar para alcançar os objetivos de curto, médio e em longo prazo;

9)    Procurar pelo novo e pela complexidade: colocar em sala situações desafiadoras e novas;

10)  Consciência da modificabilidade: buscar novos caminhos e estratégias;

11)  Sentimento de pertença: o educador deve auxiliar os alunos a identificar a qual grupo eles pertencem;

12)  Construção do vínculo: entre aluno/ aluno, educador/aluno.

      As competências socioemocionais ajudam o aluno a se conhecer e respeitar os demais colegas e professores dentro de sala de aula. É um trabalho que envolve todos os segmentos da escola com um intuito de aprender a se conhecer e a conviver com respeito e empatia.

Referências bibliográficas:

A BASE. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base>. Acesso em: 24 de outubro de 2019.


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