segunda-feira, 15 de novembro de 2021

Numeramento

     O numeramento ou letramento matemático é a capacidade de identificar o papel da matemática no dia a dia, pode ser pensado no sentido das diversas práticas que estão relacionadas a contextos específicos de uso do conhecimento matemático que pode ser aplicado dentro do cotidiano da criança, como saber identificar as formas geométricas, saber fazer cálculos quando vai ao mercado.

    A compreensão de situações numéricas envolve uma série de conhecimentos e abarcam a compreensão de diversos tipos de relações ligadas ao contexto social. Além disso, podemos pensar em competências que envolvem não apenas a ideia de quantificação, mas a de medição, ordenação, classificação, tomadas de decisão, que podem apresentar diversos tipos de representações a depender do contexto.

    Segundo Andressa “o numeramento está intrinsecamente ligado à evolução do indivíduo e ao contexto social, sendo o contexto social necessário para esse desenvolvimento e aprendizado”, isso nos remete a ideia de que a partir do momento que a criança vai crescendo mais conhecimento ela adquire seja pelas atividades praticadas na escola ou pelas ações que ocorrem na vida dela.



DIAS, Andressa M. Numeramento. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=AWp4kCUojcI>. Acesso em 20 de junho de 2021.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Práticas de letramento: mapa mental

 Olá, colegas! Estou aqui passando para divulgar o meu mapa mental sobre as práticas de letramento que fiz sobre as postagens anteriores. Es...