segunda-feira, 15 de novembro de 2021

Letramento informacional

     O letramento informacional não é uma soma de letramento mais informação, é um conceito mais amplo, é uma forma das pessoas de buscarem informações, acessarem essas informações para buscar resoluções de problemas. Segundo Gasque (2010, p. 83), “constitui um processo que integra as ações de localizar, selecionar, acessar, organizar, usar informação e gerar conhecimento”.

    Esse tipo de letramento ajuda o indivíduo a ter competências e habilidades para buscar e gerar informação de forma eficaz, demonstrando, de fato, ser muito útil e vantajoso para o cidadão no que diz respeito à assimilação de conhecimento. Diante disso, percebe-se que o letramento informacional colabora no aumento das potencialidades intelectuais do aluno, como a leitura e a interpretação de textos em suas diversas formas.



GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias; TESCAROLO, Ricardo. Desafios para implementar o letramento informacional na educação básica. Educação em Revista, UFMG, Belo Horizonte, v. 26, n. 1, Apr. 2010. Disponível em: Acesso em: 10 de maio de 2021.

GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Letramento informacional. Disponível em:< https://www.youtube.com/watch?v=bG5pB7h5sy0>. Acesso em 20 de junho de 2021.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Práticas de letramento: mapa mental

 Olá, colegas! Estou aqui passando para divulgar o meu mapa mental sobre as práticas de letramento que fiz sobre as postagens anteriores. Es...